logo RCN
NOTÍCIAS

Dia do Circo é celebrado neste sábado

  • Galpão do Circo -

Neste sábado, 27 de março, comemora-se o Dia do Circo. A data foi escolhida em homenagem a Abelardo Pinto, o palhaço Piolim, que nasceu em 27 de março de 1897.

Certa vez quando um circo passava pela cidade de Resende (RJ), Galdino Pinto, com quinze anos de idade, fugiu com ele. Por volta de uns vinte anos mais tarde, quando o circo em que estava trabalhando passou pela cidade de Uberaba (MG) conheceu Clotilde Farnesi. Após algum tempo casaram-se e ela se transformou em uma jovem e elegante artista eqüestre. Galdino que há anos tinha iniciado sua aprendizagem nas artes circenses tornou-se empresário e palhaço, sendo que seu primeiro pavilhão foi o Circo Americano.

Piolin nasceu em Ribeirão Preto (SP), como toda criança que nascia no circo, começou a trabalhar bem cedo. Aos sete anos iniciou sua carreira como contorcionista e realizava com seu irmão Anchises um número de bicicleta e, quando um pouco mais velhos, além destes números também trabalhavam no espetáculo como tony de soirée.

Em 1917 Galdino Pinto empresariava o Circo Queirolo, que tinha como palhaço principal Chicharrão. Devido a problemas familiares, Chicharrão saiu da companhia e Abelardo entrou para substituí-lo. Foi então que ele decidiu que deveria ser palhaço. "Achei que seria um absurdo uma companhia inteira parar por falta de uma figura e resolvi que eu seria o palhaço. Pensei comigo: se ele faz, eu também posso fazer. E comecei a estudar um tipo de palhaço" (Piolin, depoimento prestado ao Museu da Imagem e do Som). Segundo relato de Nelson Garcia, o palhaço Figurinha, Piolin teria conseguido algo muito difícil quando um palhaço "novo" substitui outro já consagrado, fez sucesso imediato.

Daí em diante a história do circo ganhou uma personagem que se tornou ícone da arte brasileira. Piolin morre no dia 04 de setembro de 1973, vítima de insuficiência cardíaca.

O Congresso Nacional já aprovou leis que têm a ver com o dia a dia dos circos. Uma delas, a Lei 13.561 de 2017, estabelece no calendário oficial o "Dia do Palhaço", celebrado em 10 de dezembro. E está em discussão no Senado um projeto que busca aliviar a delicada situação financeira dos circos por causa da pandemia. Trata-se do PLC 17/2019, do senador Alvaro Dias (Podemos-PR), que isenta os circos do pagamento do Imposto Sobre Serviços (ISS). (Fontes: Agência Senado - Galpão do Circo)

Vacinação em SC: 639,2 mil doses foram aplicadas no estado Anterior

Vacinação em SC: 639,2 mil doses foram aplicadas no estado

Decreto regulamenta o pagamento do Auxílio Emergencial 2021 Próximo

Decreto regulamenta o pagamento do Auxílio Emergencial 2021

Deixe seu comentário